FERRAMENTAS DA DISCIPLINA POSITIVA: QUAL FUNCIONA PARA MEU FILHO?

Criança olhando para o nada

Quando começamos a conhecer ferramentas e estratégias práticas da Disciplina Positiva, é natural nos questionarmos se aquilo funciona com os nossos filhos. É natural termos dúvidas. É natural experimentarmos e um dia dar muito certo e no outro dia nem tanto. Pois nada é tão milimetricamente medido para que a gente não tenha que passar mais pelos desafios.

Tenho que te dizer: as ferramentas e estratégias da Disciplina Positiva não existem para que a gente elimine os nossos desafios com as crianças.

Ai está uma grande questão. Percebo que frequentemente depositamos nas ferramentas toda a nossa expectativa de um relacionamento idealizado com as crianças, sem birras, sem choro, sem brigas, sem desgastes, enfim, sem desafios.

Entre o nosso filho idealizado e o nosso filho real existe uma grande diferença

A grande diferença é que o filho real está nas nossas vidas para nos fazer evoluir, ele está aqui agora. O filho idealizado por outro lado, é criado em nossas mentes e nossas vidas para nos manter seguros e confortáveis nas nossas zonas de conforto. Mas é justamente quando nossos filhos reais nos apresentam desafios é que temos a grande oportunidade de crescer junto com eles. Nós temos a grande chance de nos rever, de olhar para nós mesmos, de nos questionar, de desejar fazer diferente.

É claro que isso muitas vezes dói… e pode ser que doa muito! Porque fazer esse exercício é remexer em pontos que por muito tempo podem ter ficado debaixo do tapete.

Ao praticar uma ferramenta ou estratégia da Disciplina Positiva, vamos ter que sair da nossa zona de conforto. Vamos ter que olhar para o desafio que estamos vivendo com a criança como uma grande oportunidade de aprendizado. Vamos ter que vivenciar o desafio e mergulhar nele com um outro olhar.

As ferramentas existem para nos apoiar, para nos dar forças para seguir em frente respeitando e encorajando nossas crianças. Elas existem para nos ajudar a nos manter conectados com as nossas crianças, mesmo que a situação seja muito desafiadora, mesmo que o comportamento da nossa criança nos tire do nosso centro.

Dito isso, eu estou segura que toda ferramenta da Disciplina Positiva funciona para todas as crianças. Porque existem princípios por trás dessas ferramentas que não são direcionados para uma ou outra criança, são direcionados para todas as crianças. Princípios estes como: respeito, encorajamento, cooperação, resolução de problemas, conexão, escuta empática e ativa, entre outros. Todas as crianças merecem tudo isso. Não importa quão “difícil” seja o seu filho. Não importa o quão desafiador seja o comportamento dele. O que importa é o que você deseja vivenciar com ele. O que importa é a nossa escolha sobre como desejamos passar por esses desafios e a nossa escolha de qual caminho seguir.

Pode ser que seja necessário repetir uma ferramenta e uma estratégia um milhão de vezes? Com certeza! Pode ser que naquele momento aquela ferramenta não seja a que mais funcione? Pode sim! Pode ser que eu precise adaptar a ferramenta de acordo com a minha realidade ou de acordo com a idade da criança? Também pode ser! Estamos lidando com seres humanos em toda a sua complexidade, então não é definitivamente uma relação lógica e matemática onde 1 + 1 = 2.

É muito mais uma questão de confiarmos que é possível, que toda criança merece ser tratada com respeito, e confiarmos que no tempo certo, na hora em que tivermos evoluído suficientemente com aquele comportamento desafiador, ele se transformará e novos desafios virão.

Não se trata de eliminar os desafios, trata-se sobretudo de amadurecer junto com nossos filhos.

Com amor,
Mari

 

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Mariana Lacerda

Mariana Lacerda é TERAPEUTA OCUPACIONAL, MESTRE em Ciências da Reabilitação e DOUTORANDA em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e EDUCADORA PARENTAL em Disciplina Positiva certificada pela Positive Discipline Association.

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