QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA DISCIPLINA POSITIVA?

criança negra com cabelos cacheados sorrindo

Talvez, na primeira vez em que conhecemos a Disciplina Positiva, pensamos: “parece ser maravilhoso, mas, também, é difícil e desafiador, pois viemos seguindo um padrão há tantos anos e muitas vezes já estamos naquele piloto automático da punição, da falta de respeito com a criança, dos nossos comportamentos de disputa de poder, de querer fazer valer a nossa rigidez e o nosso autoritarismo…”.

E aí a gente começa a despertar que as coisas podem ser diferentes, que a gente pode e deve se relacionar com a criança de uma forma diferente, que existem outras maneiras de educar uma criança sem ir para o outro extremo da permissividade.

Mas, como é um trabalho árduo, em que colheremos os frutos no futuro — porque alguns efeitos são a longo prazo —, é importante termos em mente os benefícios da Disciplina Positiva.

Como vamos buscar diariamente manter esse olhar de respeito, de educação respeitosa com as crianças, precisamos ter bem fixados no nosso coração e na nossa mente esses benefícios, para que isso nos dê forças para continuarmos, principalmente nos dias mais difíceis.

Gentileza gera gentileza: ser firme com empatia

Bom, como dentro da Disciplina Positiva a ideia é que a gente seja gentil e firme ao mesmo tempo, esse exemplo dado para as crianças as faz desenvolverem a mesma postura diante das pessoas, da vida e do mundo, de gentileza e firmeza.

Então, são crianças que aprendem a serem gentis para que o outro seja gentil com elas também, que também aprendem a serem firmes sem abusar do poder ou serem permissivas, sem punir o outro, sem colocar a culpa no outro.

Elas aprendem esse exercício ser de ser firme, mas, com delicadeza e empatia.

Respeito mútuo

Um outro benefício da Disciplina Positiva é o respeito mútuo. Mais uma vez, como a gente está praticando respeito mútuo com a criança? O que é respeito mútuo? Em uma disciplina punitiva e em uma educação rígida, só existe respeito da criança para o adulto — a criança deve respeitar o adulto a qualquer custo.

Dentro da Disciplina Positiva, na relação horizontal, os dois se respeitam, a criança respeita o adulto e o adulto respeita a criança, e isso é respeito mútuo. E o que ensinamos para as crianças diante desse respeito mútuo? O mesmo. Que também possam se respeitar, não se anular.

O benefício disso é a conexão estabelecida com essas crianças. Essa conexão através do respeito mútuo é para a vida inteira. Quando só ela tem que respeitar, não sabe que tem com quem contar, porque não é vista, não se sente amada, aceita e importante.

Autoconfiança e autoestima

Quando existe respeito mútuo, a criança desenvolve autoconfiança e autoestima, porque ela se sentiu muito respeitada, amada, aceita e importante. Então isso vai gerar esse senso de “eu sou capaz, eu posso transformar minha vida, eu mereço coisas boas”. São muitos os benefícios que vêm mediante desse princípio.

Habilidades de resolução de problemas

Na Disciplina Positiva, trabalhamos os “erros como oportunidades de aprendizado”, e a criança aprende habilidades de resolução de problemas e desenvolve sua auto responsabilidade ao invés de ficar no lugar da culpa e da vergonha, de se sentir a pior pessoa do mundo porque cometeu um erro, e de não aceitar as suas vulnerabilidades.

A criança leva para vida dela que lidar com os erros das outras pessoas dessa maneira, sendo gentil e firme, entendendo os erros como aprendizado e, principalmente, se vendo de uma maneira positiva, é o caminho certo.

Responsabilidade social

Essa criança ainda ganha responsabilidade social diante da prática que os pais fazem da Disciplina Positiva, porque quando estamos educando com respeito, somos responsáveis por acolher, entender o sentimento, compreender, e ensiná-la a fazer o mesmo com o mundo, a ser empático, a ver e agir com respeito.

Essa criança se torna um ser responsável socialmente, uma pessoa empática, que se conecta, cuida e respeita as outras pessoas.

Esses são benefícios extremamente valiosos da Disciplina Positiva, além de outros tantos que eu poderia citar, mas esses são os mais fortes e que valem muito a pena termos na nossa mente e no nosso coração, principalmente para não perdermos de vista nosso objetivo que é sair dos antigos padrões e educar as nossas crianças com respeito.

Me conta aqui o que você achou desse texto.

Com amor, Mari.

Gostou? Comente e compartilhe!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Mariana Lacerda

Mariana Lacerda

Mariana Lacerda é TERAPEUTA OCUPACIONAL, MESTRE em Ciências da Reabilitação e DOUTORANDA em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e EDUCADORA PARENTAL em Disciplina Positiva certificada pela Positive Discipline Association.

E-BOOK

Limites, Conexão e Respeito

É possível Educar sem Punir?

Posts Recentes