Mãe conversando com o filho

O autocontrole e sua relação com a criança

Tenho recebido muitas mensagens de pais e mães que estão buscando uma educação mais respeitosa e amorosa com seus filhos, pais e mães que reconhecem que punir não é a melhor forma de educar. Mas mesmo tendo essa consciência, muitos ainda não sabem o que fazer nos momentos de conflito com a criança, momentos em que ambos estão cansados e frustrados.

Quando o adulto entende que não precisa entrar em uma luta de poder com a criança, pois não se trata de quem tem mais poder, na verdade trata-se de aproveitar esses momentos para ajudar a criança a desenvolver habilidades de vida e habilidades sociais, esse adulto busca seu espaço de autocontrole. Ao buscar seu espaço de autocontrole, o adulto ensina para a criança que antes de resolver qualquer conflito, é preciso estar equilibrado.

E o que você pode fazer para ter autocontrole nesses momentos?

  • Você pode procurar um canto da casa para respirar e passar um tempo para se reconectar com você mesmo (um banheiro, um jardim, um canto de almofadas), você também pode ir para esse lugar com a criança e os dois praticarem autocontrole juntos.
  • Você pode pedir um abraço para a criança e ambos ficarem ali naquele momento quietinhos se reconectando.
  • Você pode pedir a um outro adulto que assuma a situação enquanto você sai para tomar um ar e se recuperar.
  • Você pode usar um mantra como esse: “erros como oportunidade de aprendizado” e mentalizar que essa situação pode, ao invés de gerar desgaste, gerar novos aprendizados.

Essas são algumas sugestões com base na Disciplina Positiva, mas você mesmo pode encontrar as suas próprias formas de recuperar o seu autocontrole nos momentos de conflito e não cair no lugar da punição.

Depois de passar por essa etapa, você estará mais aberto(a) e tranquilo(a) para escutar a criança à respeito dos sentimentos dela e para juntos buscar uma solução para o problema.

Escutar a criança de verdade muda a maneira como pensamos sobre ela

Escutar a criança muda a forma como entendemos e vemos determinada situação. Passamos a enxergar seus potenciais, seus talentos, suas visões de mundo, seus sentimentos e relações com outras crianças e adultos. É muito importante para a criança que ela se sinta apoiada e incentivada a mostrar seus pontos de vista, pois assim ela sente que existe confiança em ser quem ela é.

Deixa eu te contar um pouco mais sobre o que acontece quando você escuta a criança:

  • Ela te dá informações de diferentes formas;
  • Você observa reações e respostas, pode compartilhar, discutir e examinar as possibilidades junto com ela;
  • Você dá tempo para ela pensar, interagir, se relacionar e estabelecer conexões;
  • Você a coloca no centro do processo de tomada de decisões e ainda descobre como ela dá significado às coisas e como está se desenvolvendo.

Fazendo esse exercício de autocontrole e escutando a criança, você vai ver como a sua relação com ela vai mudar, vai ser mais amorosa e mais profunda porque vocês estarão mais leves para se conectarem e aprofundarem nos aprendizados conjuntamente.

Espero ter tocado o seu coração.

Se você quiser se aprofundar mais nas Ferramentas da Disciplina Positiva para educar sua criança com amor e respeito, sem punição e sem permissividade, baixe agora o e-book sobre Disciplina Positiva!

Com amor,
Mari.

Compartilhe o conteúdo

Picture of  Dra. Mariana Lacerda

Dra. Mariana Lacerda

Terapeuta ocupacional, Mestre em Ciências da Reabilitação e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG.

Uma abordagem baseada em afeto e respeito para transformar a educação de crianças e jovens.

Aprenda como lidar com as explosões emocionais das crianças de forma respeitosa e eficaz.

Posts relacionados

Muitas vezes, com o desejo que nossas crianças sejam obedientes, nós impomos nossas vontades a elas,...

“A honestidade emocional, e não a perfeição, é o que os filhos de fato necessitam dos...

Como temos disciplinado as nossas crianças? Temos aproveitado os momentos em que elas se comportam de...

Fale Conosco

Conheça as nossas redes sociais

Aprenda como lidar com as explosões emocionais das crianças de forma respeitosa e eficaz.