VOCÊ CONHECE OS 12 SENTIDOS DA CRIANÇA?

Várias crianças correndo no campo

Por muitos anos eu falei sobre os 7 sentidos da criança, me baseando na teoria de Integração Sensorial, na qual eu acredito muito e é usada no mundo inteiro para compreender os comportamentos sensoriais das crianças. A Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente (Ayres, 2005).

Isso quer dizer que nosso corpo faz uma organização das informações recebidas dos diferentes canais sensoriais é utiliza essas informações para nos capacitar a interagir efetivamente dentro do mundo em que vivemos. O nosso cérebro seleciona, reforça, inibe, compara e associa essas informações de modo flexível.

Para a teoria de integração sensorial existem 7 sentidos pelos quais a criança conhece o mundo: tato, visão, audição, olfato, paladar, propriocepção (percepção do nosso corpo no espaço), vestibular (responsável pelos nossos movimentos e equilíbrio).

A partir dos sentidos ocorrem os comportamentos, a criança vai agindo, buscando ou evitando aqueles sentidos que ela não consegue processar bem e isso vai certamente interferir em todas as suas atividades do dia a dia, na sua aprendizagem e no brincar.

Eu continuo acreditando em tudo isso que estou te contando, porém, após conhecer e estudar a filosofia da Antroposofia, aprendi que segundo essa ciência espiritual nós temos 12 sentidos. Aqueles 7 sentidos se mantém e a eles são acrescentados outros com um olhar mais profundo que inclui não só o nosso corpo mas também a nossa mente e alma.

Então segundo a Antroposofia, nós precisamos de sentidos para perceber, conhecer e nos orientar no nosso corpo físico que são os chamados Sentidos corpóreos ou volitivos: tato, vital, movimento, equilíbrio.

Precisamos também de sentidos para perceber e conhecer o nosso ambiente, o que está no mundo fora de nós os chamados Sentidos anímicos ou emotivos: olfato, paladar, visão, térmico. 

E ainda precisamos de outros sentidos para perceber e conhecer aquilo que está atrás de tudo, no cosmos, os Sentidos espirituais ou cognitivos: audição, linguagem, pensamento, eu alheio.

Assim como todos os nossos sistemas vão se desenvolvendo ao longo da vida, os nossos sentidos também passam por esse processo, em uma sequência que começa com os corpóreos e vai evoluindo até os espirituais.

E da mesma forma, como citado no início do texto, vamos experimentando e conhecendo o mundo através deles, às vezes aceitando informações que vieram de fora, às vezes recusando.

É muito importante para criança que ela tenha a oportunidade de utilizar e desenvolver cada um desses sentidos para que ela possa conhecer o mundo de forma mais ampla e inteira.

Com amor,
Mari.

Gostou? Comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mariana Lacerda

Mariana Lacerda

Mariana Lacerda é TERAPEUTA OCUPACIONAL, MESTRE em Ciências da Reabilitação e DOUTORANDA em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e EDUCADORA PARENTAL em Disciplina Positiva certificada pela Positive Discipline Association.

E-BOOK

Limites, Conexão e Respeito

É possível Educar sem Punir?

Posts Recentes