QUANDO TIRAR A FRALDA DA CRIANÇA?

Mãe trocando a fralda de um bebê

Gosto de começar falando desse assunto trazendo para a nossa reflexão e discussão a seguinte pergunta:  onde e quando surgiu essa regra de que se deve retirar a fralda por volta dos 2 anos? Você sabe a resposta? Eu sinceramente não sei!

Até imagino que possa ter a ver com o fato da criança entrar na escola, andando e falando algumas palavras. Mas esse não pode, ou não deveria ser o único motivo porque tem muito mais por trás do processo de tirar a fralda e eu vou te contar sobre isso aqui nesse texto, mas não poderia deixar de trazer esse questionamento, uma vez que percebo que muitos de nós vamos simplesmente aceitando certos fatos, certas “regras”, sem questioná-las.

Já identifico há algum tempo que quando a criança está passando pelo processo do desfralde e ela não cumpre com a expectativa, os adultos sentem que alguma coisa está errada e ficam aflitos. Às vezes essa aflição vem quando a escola começa o processo de desfralde na turma, ou quando a criança dá alguns passos para trás e precisa usar a fralda novamente.

Pois bem, aos 2 anos de idade, a criança ainda não tem a maturidade emocional e fisiológica para não usar mais a fralda, porém muitas vezes o desfralde até funciona, mas porque no fundo a criança foi treinada e condicionada para ter controle de algo que deveria ser natural, o que pode ser muito desgastante. Tanto para a criança quanto para o adulto.

O ganho de autonomia deve ser da criança e não forçado pelo adulto

Ao ser independente de forma forçada ela se torna independente simplesmente para agradar, e entende que ao agradar o adulto poderá ser amada, por isso continua cumprindo com o propósito. Muitas vezes até faz isso pela troca, porque vai receber um adesivo, um presente, ou qualquer outra coisa porque conseguiu ficar sem fralda.

Ela não conquistou essa independência naturalmente, no tempo dela, no seu próprio ritmo. Quando essa é uma conquista ativa da criança, quando parte de um processo natural interno dela, a criança sente que essa conquista é real e única, e aí sim, seu senso de autocapacidade e autoestima serão fortalecidos.

A criança, quando se sente pronta para dar mais um passo, nos dá sinais. E no caso do desfralde ela participa ativamente, não apenas corresponde a um pedido ou a um treino. Será que vale a pena retirar a fralda criança antes que ela esteja pronta, em um momento no qual ela está fortalecendo sua autoestima, compreendendo sua relação com o mundo e com ela mesma?

Com amor,
Mari

Gostou? Comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Mariana Lacerda

Mariana Lacerda

Mariana Lacerda é TERAPEUTA OCUPACIONAL, MESTRE em Ciências da Reabilitação e DOUTORANDA em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e EDUCADORA PARENTAL em Disciplina Positiva certificada pela Positive Discipline Association.

E-BOOK

Limites, Conexão e Respeito

É possível Educar sem Punir?

Posts Recentes